Home EMTU

Imagem pagina

25/11/2021 - No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, EMTU reforça projeto de acolhimento em São Mateus



Projeto Por Elas tem atendimento a mulheres em situação de violência toda segunda-feira, das 15h às 18h, na Plataforma D do terminal

visualizador

 









Em apoio ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, a EMTU destaca o posto de acolhimento Por Elas, Pelo Olhar Ressignificamos, onde os atendimentos acontecem toda segunda-feira no Terminal Metropolitano São Mateus.

O projeto funciona há oito meses na plataforma D do terminal e tem como objetivo acolher as mulheres, com profissionais conversando e encorajando as vítimas de violência a saírem da situação de assédio doméstico e familiar, além de conscientizá-las de que a violência vai além de agressão física, incluindo também os aspectos psicológico, sexual, moral e patrimonial. Desde o inicio do projeto, cerca de cinco mil mulheres já foram impactadas.

O Por Elas possui uma equipe composta por profissionais de nível superior que atuam nas áreas da Saúde e Assistência Social para orientar mulheres vítimas de assédio e agressões nos casos de violência doméstica. Elas são encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde, aos NPV - Núcleos de Prevenção à Violência e a equipamentos municipais como Delegacia de Defesa da Mulher, CDCM Casa Cidinha Kopckap e outros serviços, quando necessário.

Segundo dados do Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, desde 2018 o número de casos de violência contra mulher aumentou 64% na capital paulista.

Parceiros - Além da EMTU e da Metra, colaboraram no projeto Por Elas e na instalação do Posto de Acolhimento do Terminal São Mateus os seguintes parceiros:

STS- Supervisão de Saúde de São Mateus

Associação Comunitária e Beneficente "Pe. José Augusto Machado Moreira"

Fundação do ABC

CAPS Álcool e Drogas de São Mateus

CAPS Adulto de São Mateus

Unidades Básicas de Saúde São Mateus

CDCM Casa Cidinha Kopckap

CPN - Centro de Práticas Naturais São Mateus

Dia Internacional para a Não Violência Contra as Mulheres - A data foi reconhecida pela ONU - Organização das Nações Unidas em 1999, em homenagem a morte das irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, torturadas e assassinadas em 1960.

Posto de acolhimento Por Elas

Dias: Todas as segundas-feiras

Horário: 15h às 18h

Local: Plataforma D do Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP

Atualizado em: 25/11/2021 16:54:50



A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.