O verão está chegando e a EMTU, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Salvamar Paulistas, inicia nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), no Terminal Jabaquara, a Operação Praia Segura, que tem como objetivo alertar os turistas que descem ao litoral sobre os riscos de afogamento, passando dicas de prevenção sobre o assunto.
No feriado do Dia das Crianças, pode ser uma boa opção para a garotada, que aprende de maneira divertida com os bombeiros, subindo na cadeira do salva-vidas, manuseando a boia de salvamento e recebendo revistinhas de histórias em quadrinhos com dicas de prevenção.
Segundo dados do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBM), no verão passado houve 1.922 registros de resgates nas praias do Litoral Norte e Baixada Santista, sendo 50 óbitos por afogamento. A maioria das ocorrências envolve homens entre 16 e 18 anos da Região Metropolitana de São Paulo. Em geral são turistas que fazem um bate-volta para retornar no fim do dia a capital, ingerem comida em excesso - o que pode provocar congestão - e grande quantidade de álcool, perdendo o discernimento e a capacidade de reação.
Algumas dicas simples para evitar esse acontecimento são: nunca nadar sozinho, evitar mergulhar em local sem conhecer a profundidade e não superestimar a capacidade de nadar.
Próximo à Operação Praia Segura, no Terminal Jabaquara, está localizada a bilheteria que vende o kit com passagem de ida e volta pela Ponte Orca Zoo e o ingresso ao Parque Zoológico, outra boa opção para a criançada aproveitar o seu dia. A Orca Zoo tem capacidade para transportar 20 pessoas por viagem e o percurso do terminal ao Zoológico dura sete minutos..
Evento - Operação Praia Segura
Datas e horários: 11 de outubro de 2023 (15h às 18h) e 12 de outubro de 2023 (09h às 14h)
Local e endereço: Terminal Metropolitano Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP)
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.