Evento busca informar passageiros a respeito dessa doença neurológica crônica pouco conhecida
Nesta quarta-feira (28), o Terminal Metropolitano de Diadema receberá uma ação de saúde da EMTU, em parceria com a Proz Educação, que incluirá informações sobre Esclerose Múltipla, além de testes de glicemia e aferição da pressão arterial disponíveis para os passageiros.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central, composto pelo cérebro e pela medula espinhal. É caracterizada por uma inflamação da mielina, a membrana que envolve os neurônios. Esta inflamação dificulta a transmissão do impulso nervoso no cérebro e na medula espinhal. Os sintomas, graviidade e duração variam conforme a pessoa. Alguns indivíduos podem não apresentar sintomas por quase toda a vida, enquanto outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.
O exame de glicemia é um teste para verificar, principalmente, a quantidade de açúcares presentes na circulação do sangue. É uma das verificações mais comuns para o diagnóstico e o acompanhamento da diabetes. Caso os índices de glicemia estejam elevados, pode ocorrer o comprometimento do sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a doenças infecciosas, por exemplo.
Já a aferição da pressão arterial é uma maneira segura de saber como estão os níveis de pressão de uma pessoa. Aferir a pressão arterial é medir os valores da pressão sistólica (alta) e diastólica (baixa) para averiguar se os níveis de tensão correspondem aos parâmetros normais ou se há um diagnóstico de hipertensão.
Proz Educação - Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.
Evento - Ação de saúde
Data: 28 de agosto de 2024
Horário: 9h às 13h
Local e endereço: Terminal Diadema - Av. Conceição, s/n, Parque Mamede - Diadema
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.