A plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara foi o local escolhido pela EMTU para duas ações de saúde e cidadania nesta sexta-feira (19).
A primeira, em parceria com o Instituto Proz, lembra o Maio Vermelho, mês de conscientização e combate ao câncer bucal. Serão disponibilizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além da distribuição de folhetos informativos.
A segunda atividade lembra o Dia Mundial Contra a Homofobia (17 de Maio). Uma van itinerante do Centro de Cidadania Edson Neris vai distribuir preservativos e interagir com os passageiros sobre os direitos e a rede de apoio à comunidade LGBTQI+.
Dia Mundial Contra a Homofobia - Surgiu em 1990, após a OMS desconsiderar a homosexualidade como doença, retirando-a da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Maio Vermelho - Em 2006, uma lei estadual do Rio Grande do Sul definiu que em 31 de maio seria comemorado o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco. Por esta razão, o mês de maio foi escolhido para realizar campanhas de conscientização de uma das doenças com maior taxa de mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2020, 15.190 novos casos surgiram no país.
Centro de Cidadania LGBTI Edson Néris e Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont - Ambas as organizações são iniciativas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI+ com o intuito de desenvolver atividades e marcar a luta contra a homofobia.
Proz Educação - Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.
Evento - Maio Vermelho e Combate à Homofobia
Data: 19 de maio de 2023
Horário: 09h às 13h
Local e endereço: Terminal Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP)