Serviços de nivelamento dos trilhos com a estação devem durar quatro semanas e visam dar mais conforto aos passageiros, além de aumentar a fluidez na circulação dos VLTs
A partir da próxima segunda-feira (04), a BR Mobilidade, concessionária da EMTU que opera a linha Barreiros-Porto do VLT da Baixada Santista, iniciará obras em um trecho de 80 metros junto à Estação Antonio Emmerich, em São Vicente, com o objetivo de nivelar a via permanente (trilhos) ao piso da Estação, permitindo mais conforto aos passageiros e melhorando a fluidez na circulação dos VLTs. A previsão de conclusão dos serviços é 29 de setembro.
A necessidade da obra se deu após verificação de que a via por onde o VLT circula nas imediações da estação está alguns centímetros mais baixa do que a plataforma, devido às características do solo no local.
Durante o período de obras, a operação será feita por via única no trecho entre as Estações Antônio Emmerich e Mascarenhas de Moraes. O intervalo entre as viagens será monitorado pela Central de Controle Operacional (CCO).
A sequência dos serviços inclui remoção da grama existente, remoção das fixações dos trilhos e demolição da laje, antes do processo de nivelamento, alinhamento e acabamento da área, que terá as características atuais quando as obras forem concluídas.
O trecho Barreiros-Porto do VLT transporta atualmente a média diária de 26 mil passageiros.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.