07/01/2016 - Governo do Estado reinicia as obras do trecho Itapevi – Jandira do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo
As obras do trecho Itapevi/Jandira, do Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo foram reiniciadas, depois de 10 meses de paralisação devido a problemas no cumprimento do cronograma da empresa vencedora da licitação. A Construtora Enpavi Engenharia, segunda colocada na licitação pública realizada pelo Governo do Estado (EMTU/SP) em 2013, assumiu a obra no valor de R$ 47,5 milhões com previsão de entrega no segundo semestre de 2017.
O trecho em obras entre Jandira – Carapicuíba, iniciado em abril de 2014, está com 80% do viário concluído e a previsão é de que seja entregue no final de 2016. A construção da ligação do corredor entre Carapicuíba / Osasco km 21 começou em julho de 2014 e tem previsão de conclusão para o dezembro 2016. Além disso, estão em desenvolvimento os projetos básico e executivo do trecho km 21 Osasco – Terminal Vila Yara (Osasco), que estão sendo finalizados. A solicitação da Licença Prévia (LP) para a Cetesb foi protocolada em fevereiro de 2015 e a previsão de contratação de obras é para o segundo 2016.
Dados gerais
O trecho Itapevi - Jandira possui 5Km de extensão e atenderá 10 mil usuários / dia. Obras previstas viaduto Ameríndia, Passarela sobre CPTM, Estação de Transferência Itapevi, nova avenida com duas faixas por sentido, dez pontos de parada nos dois sentidos e calçadas compartilhadas com ciclovia, desafogando as ruas do centro da cidade e diminuindo o tempo de viagem em 20%.
O trecho Jandira – Carapicuiba – tem extensão de 8,8km e atenderá 33 mil usuários/dia. Além do viário, faz parte desse trecho o Terminal Carapicuíba, uma estação de transferência (Barueri) e sete estações de embarque / desembarque.
O Trecho Carapicuíba/Osasco KM 21 está em obras tem extensão de 2,2km. Estão previstos o Terminal KM 21e duas Estações de Embarque. Já o Trecho km 21 Osasco – Terminal Vila Yara (Osasco) – está em projeto e compreende 7,6km, readequação do Terminal de Integração Vila Yara e 10 estações de embarque e desembarque. A estimativa neste trecho é de que sejam transportados 90 mil usuários por dia, considerando todo o Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo.
Atualizado em: 07/01/2016 08:55:49