24/05/2016 - Badminton e técnicas de manutenção de bikes nos terminais metropolitanos da EMTU/SP amanhã



O Dia do Desafio, uma das ações da campanha MOVE Brasil tem como objetivo ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país. A EMTU/SP apoia a campanha e convida funcionários e os usuários das linhas metropolitanas a participarem das atividades previstas para este dia 25 de maio.

Na unidade da EMTU/SP em São Bernardo do Campo vai acontecer um torneio de Badminton, com a presença do presidente da Federação de Badminton do Estado de São Paulo, Manoel Gori. No horário das 9h às 11horas será exclusivo para os funcionários da EMTU/SP. A partir das 15h30 até às 18 horas, o Badminton será apresentado aos usuários do Terminal Metropolitano Santo André Leste, que poderão praticar com o acompanhamento de um professor de Educação Física. Embora seja um esporte olímpico, muitas pessoas não conhecem a modalidade e esta será uma oportunidade dos nossos usuários aprenderem a jogar com as raquetes e uma peteca de plástico.

Quem não tiver tempo de participar desta atividade pode, com pequenos hábitos, melhorar sua qualidade de vida. A sugestão para este dia é descer do transporte um ponto antes ou uma estação antes da sua e caminhar por alguns minutos ou optar pelas escadas para subir dois ou três andares em vez de utilizar o elevador. Caminhar traz grandes benefícios à saúde e é uma aliada na prevenção de doenças como a osteoporose, problemas cardíacos, distúrbios do sono e até mesmo alguns tipos de câncer. A informação é do Ministério da Saúde. Sem contar a perda de calorias e a melhora na disposição. E substituir o elevador pelas escadas também auxilia a prevenir doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos e ser uma importante ferramenta na luta contra a obesidade.

Os passageiros que se utilizam do Terminal Metropolitano Jabaquara poderão participar de uma clínica de manutenção básica de troca e reparos de pneus de bicicleta furados, promovido pelo Instituto Cicloativo, das 14h às 16horas. A oficina contará com a presença da presidente do instituto, Maria Lívia, que ensinará aos usuários técnicas de manutenção, proporcionando maior segurança aos ciclistas que utilizam as bicicletas tanto como meio de transporte quanto em atividades de lazer.

No Terminal Magalhães Teixeira, em Campinas, o Sesc Campinas promove das 9h às 19h atividades de jogos de mesa, como pebolim e futebol de botão, tudo acompanhado por professores de Educação Física.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio surgiu no Canadá, na década de 80, com o objetivo de despertar o interesse pela pratica de atividade física e esportes em uma competição amigável entre cidades. Desde 1995 é coordenado pelo Sesc São Paulo e promovido mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All.
Em parceria com instituições públicas e privadas, a ação envolve cerca de 49 milhões de pessoas em 22 países do continente americano. Vencerá o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao total de habitantes.

Atualizado em: 24/05/2016 11:46:24