17/09/2015 - Começa neste sábado (19) a operação integrada no Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo



Com a expectativa de atender a demanda diária de 100 mil usuários, começa neste sábado, 19/09, a operação integrada no Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo, interligando os Terminais Taboão, Cecap e Vila Galvão. O trecho Cecap – Vila Galvão foi entregue à população em 31/08 com 16 estações de embarque/desembarque e mais a Estação de Transferência Emílio Ribas.

Um total de 38 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP serão integradas à linha 802 (Terminal Taboão – Metrô Tucuruvi), serviço principal do novo sistema de transporte que já está operando com nove ônibus, mantendo intervalo médio de 15 minutos nos horários de pico. Nessa primeira etapa 95 ônibus de porta à esquerda circularão no corredor, propiciando mais mobilidade aos passageiros da região de Guarulhos. Além disso, os usuários contarão com o desconto de até R$ 4,40 no pagamento da tarifa, por meio do Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano). Nesta primeira etapa a Prefeitura vai colocar em circulação no corredor a linha municipal 433 (Terminal São João – Terminal Vila Galvão), que começa operando com uma frota de 12 ônibus e partidas a cada 10 minutos.

Para operar com toda a infraestrutura e segurança necessárias a partir de sábado 19/09, haverá um orientador em cada parada utilizando um colete com a inscrição “Posso Ajudar”, para que ninguém fique sem informações em toda extensão do Corredor. Além disso, folhetos explicativos com as integrações possíveis serão distribuídos aos usuários nos primeiros dias da operação.

Técnicos da Prefeitura de Guarulhos vão retirar os 53 pontos de ônibus distribuídos no lado direito do viário,  ao longo do trajeto do Corredor implantado, exceto entre avenida Guarulhos e a Praça IV centenário. Os 4 principais retornos com conversão a esquerda serão monitorados pelos agentes de trânsito do município. A Prefeitura de Guarulhos vai publicar nessa sexta-feira 18/09, as portarias regulamentando a circulação e o estacionamento no local.

O Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo se estende por 16 km, sendo 13,8 km de faixa exclusiva para ônibus e 2,2km compartilhado com os demais veículos. Foi projetado para reestruturar o transporte da região, oferecendo à população viagens mais rápidas e seguras, além da redistribuição das paradas e readequação da sinalização de trânsito. Ao utilizar o Cartão BOM, os usuários contam também com novas opções de deslocamento para as linhas Metro ferroviárias e desconto na integração com as linhas metropolitanas.




Atualizado em: 17/09/2015 15:43:31