SP

Home EMTU

Imagem pagina

30/11/2023 - EMTU inicia série de ações para passageiros em apoio ao Dezembro Vermelho



Serão sete eventos durante o mês para conscientizar a população da importância de se prevenir contra o HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis

visualizador


Nesta sexta-feira (01), Dia Mundial de Luta Contra Aids, a EMTU, em parceria com o Proz Educação e a CTA São Mateus, inicia uma programação de sete ações de saúde ao longo do mês, em apoio ao Dezembro Vermelho, com orientações para passageiros sobre prevenção, cuidados e tratamento de HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis. A marquise da  unidade da EMTU em São Bernardo do Campo foi iluminada de vermelho em apoio à causa. 


Os eventos do primeiro dia, 1º de dezembro, acontecem para passageiros do Terminal Jabaquara e do Terminal São Mateus, com testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial, distribuição de folhetos informativos sobre o tema da campanha e kits de preservativos femininos e masculinos.


A campanha continua no dia 7/12 no Terminal São Mateus e no Terminal Ferrazópolis, 13/12 no Terminal Santo André, 14/12 no Terminal Diadema e se encerra no dia 15/12 com ação no Terminal Osasco. “Ações de prevenção de saúde para a população são de extrema importância e a EMTU disponibiliza os espaços de seus terminais para alcançar milhares de passageiros, ajudando-os a se cuidarem e identificarem precocemente possíveis doenças”, informa Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU.


O Dezembro Vermelho é uma campanha que visa conscientizar a população para o diagnóstico precoce e a prevenção contra o HIV, AIDS e outras ISTs. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, mais de 1 milhão de pessoas vivem com HIV/AIDS no Brasil, sendo o Estado de São Paulo o lugar com mais infectados: cerca de 310 mil pessoas. Os sintomas mais comuns das doenças são febre constante, manchas na pele, calafrios, dor de cabeça e dor de garganta. 


Dezembro Vermelho - Foi criada em 1988 pela ONU em conjunto com a Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de sensibilizar e estimular o aumento nas medidas de prevenção, tratamento e cuidado contra o HIV/AIDS. 


Proz Educação - Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.


Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) -  O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade de saúde da Atenção Secundária, onde podem ser feitos testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aconselhamento e entrega de preservativos.


Evento - Dezembro Vermelho


Data e horário: 01 de dezembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP


Data e horário: 01 de dezembro de 2023 (10h às 13h)

Local e endereço: Terminal São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo)


Data e horário: 07 de dezembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo)


Data e horário: 07 de dezembro de 2023 (09h às 14h)

Local e endereço: Terminal Ferrazópolis (Rua Pedro Henry, 250, Vila Olga, São Bernardo do Campo)


Data e horário: 13 de dezembro de 2023 (13h às 17h)

Local e endereço: Terminal Santo André (Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP)


Data e horário: 14 de dezembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal Diadema (Av. Conceição, s/n, Parque Mamede - Diadema)


Data e horário: 15 de dezembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal Osasco (Avenida dos Autonomistas, 7130 - Quitaúna, Osasco)



Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.



Atualizado em: 30/11/2023 15:39:23



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.