Evento do próximo domingo (22) faz parte do calendário oficial de comemorações em Sumaré e é oportunidade de interação para adultos e divertimento para crianças
Operadores, alunos e familiares que se relacionam diariamente com o Serviço Especial de Transporte SEC - Ligado têm encontro marcado para uma grande confraternização no próximo domingo (22), no Novo Chapéu Brasil, em Sumaré (rua Toninho Camargo, 745, Jardi Dallorto). É a 2ª Edição do Ligado na Inclusão, evento promovido pelo Sindicato dos Proprietários de Veículos de Transporte Alternativo Autônomo com apoio da EMTU.
Das 11h às 17h, os participantes poderão aproveitar o clima de festa junina fora de época, com muito cachorro quente, algodão doce, pipoca, brinquedos e brincadeiras para crianças de diversas idades, além de um sorteio de brindes para os participantes.
Mais do que facilitar o deslocamento diário de estudantes com mobilidade limitada, o SEC Ligado também investe na interação social dos passageiros por meio do lazer. É neste contexto que entra a festa "Ligado na Inclusão", evento que visa proporcionar um dia de diversão e integração para as crianças e jovens atendidos pelo serviço, juntamente com seus familiares.
Realizada em 2019, a primeira edição da festa reuniu mais de cinco mil pessoas, entre alunos, familiares e colaboradores. Foi tão bem sucedida que acabou incluída no calendário oficial de eventos de Sumaré, em lei aprovada pela Câmara Municipal. “Além de ser uma oportunidade de confraternização, a festa também reforça o compromisso do Ligado com a inclusão plena de seus atendidos, não apenas no transporte, mas em todos os aspectos da vida social”, enfatiza o gerente regional da EMTU em Campinas, Edson Zilião.
Sobre o Ligado - O Serviço Especial de Transporte - SEC Ligado tem desempenhado papel fundamental na inclusão social de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Criado em 2009 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e expandido para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) em 2012, o serviço tem como objetivo atender alunos da Rede Regular de Ensino (REE) e de instituições credenciadas e conveniadas.
A frota conta com 605 veículos, operados por empresas credenciadas na Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, especializados no transporte de passageiros cadeirantes e não cadeirantes. Desses veículos, 99 atuam na RMC. Em média, o serviço realiza mais de 180 mil atendimentos mensais, beneficiando mais de cinco mil alunos cadastrados e proporcionando acesso ao ensino e à integração social. Na região de Campinas, o Ligado transporta diariamente cerca de 1.120 alunos e acompanhantes de 185 unidades escolares.
O SEC – Ligado é operado através de um contrato firmado entre a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), responsável pelo cadastro dos alunos para inclusão no serviço. O acordo garante transporte gratuito aos alunos regularmente matriculados na Rede Regular de Ensino (REE) e instituições conveniadas ou credenciadas à SEDUC.
Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.