Home EMTU

Imagem pagina

08/08/2019 - EMTU/SP leva especialistas em amamentação aos terminais São Mateus e Santo André



Eventos integram o Agosto Dourado, mês voltado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno

 

Como parte da programação preparada pela EMTU/SP para o Agosto Dourado, os terminais São Mateus e Santo André receberão equipes especializadas em aleitamento materno para orientar os passageiros.

No Terminal São Mateus, a ação será nesta sexta-feira (9), das 10h às 14h, em parceria com a Associação Rosa Mulher. Voluntárias da ONG explicarão ao público que, além de nutrir o bebê, amamentar também pode proteger a mãe contra alguns tipos de câncer, como o de endométrio e o de mama, foco principal do trabalho dessa instituição que há sete anos orienta e apoia as vítimas da doença.

Na segunda-feira (12), também das 10h às 14h, agentes do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein estarão no Terminal Santo André para falar sobre os benefícios do leite materno para a saúde da criança. Serão distribuídos panfletos sobre o tema, incluindo a necessidade de doação de leite materno. O hospital é o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC e conta com um banco de leite humano capaz de armazenar mil litros para alimentar bebês na UTI neonatal e ajudar mães que não podem amamentar.

Segundo especialistas do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, o leite materno alimenta e imuniza contra infecções respiratórias, diabetes, alergias e demais patologias. Deve ser a alimentação exclusiva até os seis meses e mantida até os dois anos de idade ou mais. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em artigo publicado  em abril deste ano, a ação de sugar do bebê é uma espécie de esfoliação para o tecido mamário, promovendo a renovação das células. A Sociedade Brasileira de Pediatria, em publicação de agosto do ano passado, afirma que a amamentação diminui a probabilidade de tumor de mama em 4,3% e de câncer do endométrio em 11%.

Agosto Dourado - Em 1992, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) definiram que a primeira semana de agosto seria focada no aleitamento materno. No Brasil, a lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017, deu ao oitavo mês do ano a cor dourada, criando o Agosto Dourado. O objetivo é incentivar ações de orientação e conscientização sobre o assunto.

Serviço

  

Evento: Agosto Dourado

Datas: 9 e 12 de agosto

Horário: das 10h às 14h

Locais:

Sexta-feira (9) - Terminal Metropolitano São Mateus  

Endereço: Av. Adelia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, São Paulo/SP

 

Segunda-feira (12) - Terminal Metropolitano Santo André Leste

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n, Centro, Santo André/SP

 



Atualizado em: 08/08/2019 12:00:57



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.