SP

Home EMTU

Imagem pagina
Você está em: Home...

01/09/2023 - EMTU terá sete eventos em terminais para apoiar o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre o suicídio



Ações começam na próxima segunda-feira (04) em Santo André e incluem rodas de conversa e encaminhamento para tratamento psicológico

visualizador


O mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suícidio, conhecida como  “Setembro Amarelo”. Com o objetivo de apoiar e sensibilizar a população, serão realizadas sete ações em parceria com o  Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama (NEPSAR), Instituto Bem Querer Mulher (BQM) e Proz Educação.


“Parcerias com instituições especializadas são fundamentais para atingir nosso objetivo de orientar a prevenir os milhares de passageiros atendidos nos terminais em relação a importantes questões de saúde física e mental, como é o caso dessa campanha”, considera Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU. 


A agenda será aberta na próxima segunda-feira (04) no Terminal Santo André Leste, seguindo para o Jabaquara no dia 12 e em seguida nos terminais São Mateus (13), Luiz Bortolosso, em Osasco (15), novamente Santo André Leste (20), Jabaquara (22) e Diadema (23).


Entre as atividades estão previstas a distribuição de folhetos informativos, rodas de conversas para abordar temas que podem levar ao suicídio, como violência doméstica, e encaminhamento psicológico e jurídico caso seja necessário. Os passageiros que estiverem nos terminais também terão acesso a testes gratuitos de glicemia e aferição de pressão arterial.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem anualmente mais pessoas por suícido do que por HIV, câncer de mama e homicídios, totalizando mais de 700 mil óbitos por ano em todo o mundo. Outros números que mostram a dimensão do problema do suícidio são da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022: entre 2016 e 2021, o número de suicídios aumentou 49,3% entre adolescentes de 15 a 19 anos no Brasil.


Setembro Amarelo - A campanha se iniciou em 2013 e foi incluída no calendário nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o suicídio.


Instituto NEPSAR - É uma empresa privada que forma profissionais com nível de formação livre e pós-graduação (Lato-Sensu) em sociopsicodrama. 


Bem Querer Mulher (BQM) - É um programa do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes) que surgiu em 2004, antes mesmo da promulgação da Lei Maria da Penha, tornando-se referência no trabalho de enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar no Brasil. Oferece suporte humanizado e multidisciplinar – socioassistencial, psicológico, jurídico e na geração de renda.


Proz Educação - Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.


Evento - Setembro Amarelo


Data e horário: 04 de setembro de 2023 (10h às 13h)

Local e endereço: Terminal Santo André Leste (Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP)


Data e horário: 12 de setembro de 2023 (10h às 13h)

Local e endereço: Terminal Jabaquara (Av. Nelson Fernandes Jr., s/n - SP)


Data e horário: 13 de setembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP)


Data e horário: 15 de setembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal Luiz Bortolosso (Avenida dos Autonomistas, 7130 - bairro Quitaúna, Osasco)


Data e horário: 20 de setembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal Santo André Leste (Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP)


Data e horário: 27 de setembro de 2023 (09h às 13h)

Local e endereço: Terminal Diadema (Av. Conceição, s/n, Parque Mamede - Diadema)


Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.



Atualizado em: 01/09/2023 15:24:49



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.