17/03/2011 - Ponte Orca Sacomã-Tamanduateí é desativada com novo horário de operação de estações



O Metrô amplia, a partir deste sábado (19) a operação comercial das estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde. O horário de funcionamento das duas estações passa a ser realizado das 4h40 às 21h. Anteriormente, o embarque era das 8h às 17h. As estações também funcionarão aos domingos e feriados, no mesmo horário.

Com a nova extensão do horário, o serviço Ponte Orca Sacomã-Tamanduateí, gerenciado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), não será mais disponibilizado aos usuários, já que o funcionamento era até às 21 horas e esse horário agora é atendido pelo Metrô.

A medida vai atender os usuários que precisam utilizar o Metrô nos horários de pico da manhã e da tarde, o que favorece principalmente os que embarcam nas estações da CPTM na região do ABC, servida pela Linha 10-Turquesa, e fazem integração gratuita na estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde.

A Companhia do Metrô esclarece que o horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente não se estenderá até às 24 horas porque restam 300 horas de testes a serem executados no novo sistema de sinalização CBTC (Comunication Based Train Control). As verificações e provas são realizadas após às 21h e até às 24h (horário em que se inicia a manutenção das linhas).

Durante os testes, os técnicos reproduzem com os trens e equipamentos ações que ocorreriam na operação normal, mas as atividades devem ser executadas sem público. A rotina dos testes consiste em avaliar a velocidade de operação, distância mínima entre trens, tempos de percurso, tempo de parada nas estações, interface com as portas de plataforma e manobra (quando um trem passa de uma via para outra a fim de retornar). Parte dos testes já foram realizados, pois o trecho entre Sacomã e Vila Prudente já se encontra em operação.

A implantação de um sistema novo e de alta tecnologia, como o CBTC, requer uma série de verificações que demandam um tempo muito maior do que os sistemas antigos. Por esta razão, a operação em horário diferenciado está sendo realizada por mais tempo nestas estações, já que o novo sistema requer a utilização das duas vias para a aplicação das provas, o que impossibilitaria a circulação dos trens em intervalos regulares.

As estações Vila Prudente e Tamanduateí permanecerão com o horário de funcionamento diferenciado até a avaliação de todos os itens do novo sistema de sinalização. Depois de simuladas todas as possíveis condições operacionais, a fim de garantir a operação do sistema com plena segurança, o CBTC permitirá que o intervalo de tempo entre trens seja reduzido em 20%, ampliando a capacidade de transporte e diminuindo o tempo de espera para embarque.

Todos os procedimentos de testes são elaborados a partir de normas de segurança internacionais, aplicadas a sistemas metroferroviários, que estabelecem as diretrizes a serem seguidas para garantia da segurança em sistemas.


Atualizado em: 29/04/2011 11:09:35