Home EMTU

Imagem pagina

05/11/2021 - Governo de São Paulo anuncia cartão TOP para pagamento de transporte em linhas da EMTU e no sistema metroferroviário



Diversos serviços serão agregados; benefícios do cartão BOM continuarão valendo para os passageiros da Grande São Paulo, como o desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos

visualizador


















O Governador João Dória anunciou nesta sexta-feira (05), o lançamento do cartão TOP, uma etapa fundamental no processo de modernização dos meios de pagamento dos transportes sobre trilhos e linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo.

O TOP irá substituir o cartão BOM gradativamente, permitindo novas funcionalidades sem interferir nos benefícios já proporcionados aos passageiros que utilizam o cartão de transporte atual. O plano de modernização dos meios de pagamento foi iniciado em setembro de 2019 com as atividades do sistema TOP nos trilhos.

"Vamos iniciar uma nova era, mais moderna e mais funcional no sistema de ingresso nas estações do Metrô e CPTM e no transporte intermunicipal gerenciado pela EMTU", comentou o governador João Dória. "Uma função que possibilita o acesso a todo sistema estadual de transporte com um único cartão", completou o governador sobre o TOP.

O novo cartão TOP é uma iniciativa pioneira e única no país. Pela primeira vez, uma plataforma agregará e integrará funções de pagamento de transporte, débito e crédito e, futuramente, diversos outros serviços de relevância ao cidadão. Desde o lançamento, serão oferecidos serviços financeiros, como a Conta Digital e o cartão multifuncional que, além de cartão de transporte, também é cartão de débito e crédito aceito em mais de dois milhões de estabelecimentos comerciais. O cidadão poderá escolher a opção apenas para o transporte.

"Demos mais um passo na modernização do já conhecido cartão de transporte BOM, com diversos benefícios e novas soluções, algumas ainda inéditas no contexto da mobilidade urbana brasileira", ressaltou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Entre as outras novidades deste lançamento está a integração do cartão com o aplicativo TOP. Este aplicativo permite a venda dos Bilhetes Digitais QR Code e também possibilita a gestão da conta digital e das funcionalidades de transporte, débito e crédito do cartão. Outro diferencial, é o pagamento por aproximação, que já inicia período de teste na nova Estação João Dias, da CPTM, por meio das bandeiras Mastercard, Visa e ELO. Os equipamentos estão sinalizados para facilitar o embarque do cidadão.

Benefícios do BOM são mantidos - Assim como o BOM, o Cartão TOP poderá ser usado para embarque nas linhas da EMTU operadas na Região Metropolitana de São Paulo, além da CPTM e Metrô. O passageiro segue contando com o benefício do desconto de R? 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.

A substituição do cartão BOM para TOP começa nesta sexta-feira (05) com os cartões BOM Vale-Transporte e, a partir de dezembro, será ampliada para os cartões BOM Comum. Os cartões BOM Escolar, Sênior e Especial serão trocados no início de 2022. A população será constantemente comunicada sobre os prazos e formas de troca do cartão.

O novo cartão TOP poderá ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio com custo de envio. O calendário, informações e locais de troca do cartão estão disponíveis no site do TOP. Dúvidas também podem ser retiradas pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) ou acessar as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).

Redes:

Lojas de apps:


Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Inauguração da Estação CPTM João Dias - 05/11/21

Áudios

Clique aqui para ouvir o discurso do Governador João Dória
Clique aqui para ouvir o discurso do Vice-Governador Rodrigo Garcia
Clique aqui para ouvir o discurso do Secretário dos Transportes Metropolitanos Paulo Galli
Clique aqui ouvir para a coletiva

Fotos
Clique aqui para fotos

Vídeo
Clique aqui para ver o vídeo 

Atualizado em: 05/11/2021 16:13:48



A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.