16/07/2019 - Idosos têm dois pontos de atendimento exclusivo na RMC para solicitar o Cartão Bus+ do transporte metropolitano
Para quem tem a partir de 60 anos de idade, agora fica mais fácil obter
o cartão no Terminal Metropolitano de Campinas e na Rodoviária de Sumaré
Agora os passageiros com idade igual ou superior a 60 anos têm mais
facilidade para solicitar o cartão BUS+ Sênior. Começaram a funcionar nesta
semana dois pontos de atendimento do Consórcio BUS+ para agilizar a requisição
do cartão pelos idosos na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Um deles fica
no Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, e o outro
está localizado na Rodoviária de Sumaré.
No Terminal Metropolitano de Campinas, à avenida Lix da Cunha, 101, o
posto fica dentro do Centro de Atendimento aos Passageiros Especiais (Capes) da
EMTU/SP. O outro posto localiza-se no interior da Rodoviária de Sumaré, na
avenida Júlia Vasconcelos Bufarah, 50. Nos dois lugares, o horário de
atendimento é das 8h às 17h.
A legislação federal assegura o direito do idoso à gratuidade com a
apresentação de um documento de identidade, mas o Cartão Bus+ Sênior traz mais
segurança a quem usa. Com ele, o passageiro entra pela porta da frente e está
visível ao motorista do ônibus. Essa ação pode evitar acidentes e quedas,
ajudando principalmente quem possui dificuldade de locomoção.
Cartão Bus+ - O novo Cartão BUS+
vai unificar e substituir todos os atuais bilhetes. Além da maior agilidade no
embarque, será possível utilizar apenas um meio de pagamento no transporte
metropolitano das 20 cidades da região.
O sistema é operado pelo Consórcio BUS+, responsável pela operação
das linhas intermunicipais na RMC, e vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas que utilizam as
modalidades "Cidadão", "Vale-Transporte (VT)", "Empresarial", "Escolar",
"Sênior" e "Especial". Outra vantagem do BUS+ é a segurança, já que os créditos
podem ser recuperados em caso de necessidade do cancelamento do cartão por
perda, furto ou roubo.
Para fazer a substituição do cartão atual, o passageiro deve acessar o
site www.busmais.com.br e se cadastrar.
Outra opção é ir a um dos 20 pontos de atendimento do Consórcio BUS+
localizados nos municípios da RMC. Se o contato for realizado pela
internet, o prazo para retirada do cartão é de três dias úteis. Nas lojas de
atendimento do Consórcio o passageiro faz o cartão na hora. A lista completa de postos está disponível no site.
Desde 24 de junho, quando teve início o cadastramento, até ontem (15), já
foram emitidos 19 mil cartões de todas as modalidades.
Os créditos dos cartões atuais serão aceitos até 30 de setembro. O
vale-transporte em papel da EMTU/SP será comercializado até 30 de agosto e
aceito até 15 de novembro. Após essa data, perderá automaticamente a validade e
não poderá ser substituído. Confira na tabela abaixo os prazos de recarga e
aceitação das atuais modalidades de bilhetes:
Bilhete/Aplicação
|
Recarga/Revalidação
|
Prazo de Aceitação
|
Comum permissionária
|
30/06
|
30/09
|
Estudante Passe Livre
|
31/07
|
30/09
|
Estudante 50%
|
31/07
|
30/09
|
Sênior Paulista 60 - 64
|
---
|
30/09
|
Vale-transporte EMTU
|
30/08
|
15/11
|
Central de Informações BUS+: 0800 777 2870
www.busmais.com.br
www.emtu.sp.gov.br
Atualizado em: 16/07/2019 16:43:38