Home EMTU

Imagem pagina

15/10/2021 - Operações da EMTU em setembro apreenderam 61 veículos irregulares na Região Metropolitana de SP



Equipes de fiscalização, com o apoio da Polícia Militar, aplicaram 482 autuações; apreensões de janeiro a setembro aumentaram 120% em relação a 2020 

A EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, intensificou as operações nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo contra o transporte irregular de passageiros, com o objetivo de oferecer mais segurança, qualidade e eficiência às pessoas que utilizam o sistema metropolitano. 

Em setembro, as fiscalizações realizadas resultaram na aplicação de 482 autuações e na apreensão de 61 veículos irregulares. As multas para esses casos podem chegar a R$ 5.212,22. De janeiro a setembro deste ano, as 395 operações realizadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo apreenderam 311 veículos, representando um aumento de 120% se comparado ao mesmo período de 2020, quando foram apreendidos 141 veículos.

Durante as operações diárias que aconteceram em setembro, a equipe de fiscalização averiguou 357 carros, vans, microônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano, especialmente em Itapevi, Carapicuíba, Osasco, Mogi das Cruzes, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Itaquaquecetuba, Suzano, Franco da Rocha, Cajamar, Arujá e São Paulo (região do CEAGESP, Estação do Metrô Armênia, Jaçanã, Tucuruvi e São Miguel Paulista). 

Essas fiscalizações garantem a segurança dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo. Os veículos autorizados passam por inspeções periódicas com mais de 400 itens verificados. Os condutores são treinados periodicamente e são exigidos os cumprimentos das normas do Código de Trânsito Brasileiro, além das determinações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Os veículos não autorizados não cumprem essas normas e não há qualquer garantia da sua procedência.

Além disso, as empresas do sistema regular são titulares legais da concessão, logo precisam cumprir normas contratuais, inclusive em relação ao combate da transmissão do coronavírus, com limpeza adequada e periódica dos veículos, por exemplo.

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.  

visualizador


Atualizado em: 15/10/2021 12:05:42



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.