Home EMTU

Imagem pagina

06/04/2018 - Participantes do ELab (Experimentos em Transportes) da EMTU são semifinalistas do Desafio InoveMob



O projeto Milênio Bus, desenvolvido pelo grupo finalista da 1ª Hackatona metropolitana EMTU - Metra, está entre os 12 finalistas do Desafio InoveMob.  Lançado pela Toyota Mobility Foundation e o WRI Brasil, o concurso busca soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana nas cidades contemporâneas.  
 
A proposta do engenheiro de produção Renato Rodrigues, do engenheiro de controle e automação Marcel Ogando e do estudante de engenharia de controle e automação Fábien Oliveira é um protótipo que alia a tecnologia IoT (Internet das Coisas) com o transporte público, por meio de um hardware e um aplicativo de celular integrados em um ônibus. Com as instalação dos sensores é possível, por exemplo, contabilizar os passageiros e enviar as informações para um aplicativo, no qual os usuários conseguem verificar a lotação do veículo.
 
O projeto está sendo executado no ELab – Experimentos em Transportes, da EMTU, com testes em ônibus da concessionária Metra que circulam no Corredor ABD, e já foi premiado na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação.
 
O grupo falará sobre o Milênio Bus neste sábado (07) na Brazil Conference at Harvard & MIT, encontro realizado pela comunidade brasileira de estudantes em Boston que tem a missão de encontrar soluções inovadoras para o futuro do nosso país.
 
Desafio InoveMob
 
O Desafio InoveMob recebeu cerca de 100 projetos, dos quais 59 foram habilitados e avaliados pela Comissão Julgadora e 12 foram selecionados como semifinalistas. Em ordem alfabética:

Bikxi 
BusUp - bus sharing solution 
Bynd - caronas corporativas 
Caronas a pé 
Chica - bicicleta inteligente 
Estacionamentos ociosos como terminais de transporte 
Milenio Bus 
Nina 
OnBoard Mobility 
RidePoli 
Vanmos 
WiiMove - Mobilidade inteligente 

As equipes participarão de oficinas de capacitação e precisarão convencer gestores dos municípios em que as ideias se propõem a ser implementadas. Cinco finalistas poderão executar um projeto-piloto, com um aporte financeiro e mentoria de especialistas. O grande vencedor será conhecido em dezembro e receberá um apoio de R$ 300 mil.
 
HACKEMTU
 
Nos dias 7 e 8 de abril (sábado e domingo próximos), será realizado o HACKEMTU – evento de tecnologia organizada pela EMTU/SP em parceria com a Unicamp e a Scipopulis, empresa de inovação focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. O evento acontece no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em Campinas, onde 113 participantes se organizarão em grupos de três a cinco pessoas. As inscrições foram encerradas em 30 de março e, entre os inscritos, há representantes de 18 universidades brasileiras. 
 
O HACKEMTU é uma iniciativa do laboratório de inovação da EMTU, o ELAB – Experimentos em Transportes, e do Youth for Public Transport Foundation (Y4PT), da Divisão América Latina da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP). A Fundação premiará um integrante do grupo vencedor com uma viagem para participar da Hackatona Mundial, em Dubai, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de abril, com todas as despesas pagas.
 
A primeira edição 

A 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, primeira no Brasil dedicada ao Transporte Público Metropolitano, foi realizada em março de 2017 na unidade da EMTU/SP de São Bernardo do Campo e teve como tema “O Transporte Público Sustentável e Acessível Como Centro das Soluções de Mobilidade Multimodal”. Foram 10 equipes participantes e a dupla vencedora participou da Hackatona Internacional realizada durante o Congresso Mundial da UITP no Canadá.


Atualizado em: 06/04/2018 15:06:18



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro