Home EMTU

Imagem pagina

07/07/2021 - Passageiros do Terminal São Mateus da EMTU poderão retirar kits para realizar testes de HIV em casa



Ação em parceria com o CRT DST/Aids-SP terá distribuição de preservativos e também vai orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis

Quem passar pelo Terminal Metropolitano São Mateus na próxima quinta-feira (8) poderá retirar um kit de autoteste de HIV e realizá-lo com privacidade em sua residência. A ação é uma parceria da EMTU com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids da Secretaria Estadual da Saúde.

A distribuição dos kits tem como objetivo diagnosticar um maior número de pessoas e possibilitar mais autonomia nos cuidados com a saúde. A vantagem do autoteste é que a presença do agente não é necessária, o que agiliza o procedimento. Ao todo, serão distribuídos 700 autotestes, realizados com amostra de fluido oral e de forma gratuita.

Caso o teste dê reagente ou positivo, recomenda-se a ida imediata a um posto de saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento contra a doença. Pessoas sexualmente ativas devem realizar regularmente testes para detectar o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Quanto mais cedo o início do tratamento, menor a possibilidade de desenvolver a Aids.

Além da distribuição dos testes, agentes do CRT orientarão os passageiros sobre a importância do uso de preservativo na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Serão distribuídos 5 mil preservativos masculinos e 2 mil femininos, além de gel lubrificante.

De acordo com dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde (MS), em dezembro de 2020, foram diagnosticados 41.909 novos casos de HIV e 37.308 casos de Aids no Brasil.

Serviço

Ação: Testes para HIV

Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Data: 08/07 (quinta-feira)

Horário: 10h às 14h

Endereço: Avenida Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP
Atualizado em: 07/07/2021 11:01:46



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.