Home EMTU

Imagem pagina

24/06/2019 - Passageiros terão testes gratuitos de HIV e dicas de prevenção no Terminal Jabaquara da EMTU/SP



Nesta quinta-feira (27) haverá também distribuição de mais de 8.000 preservativos e rodas de conversa sobre o tema

Quem passar pelo Terminal Metropolitano Jabaquara na próxima quinta-feira (27) pode aproveitar e fazer um teste rápido e gratuito de HIV. Agentes de saúde estarão à disposição dos passageiros na plataforma A do terminal, das 9h às 15h30. Distribuição de camisinhas e o bate-papo "Conversarias sem tabu" são outras atividades incluídas na campanha de prevenção da Aids.

Simples e prático, o teste é feito com a coleta de fluido oral e o resultado é conhecido em até 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa recebe orientação e encaminhamento para iniciar o tratamento o mais breve possível. A ação é feita em parceria com a unidade Santa Cruz do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas sexualmente ativas realizem testes de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis regularmente. Quanto mais cedo o início do tratamento menor a possibilidade de desenvolver a Aids. 

Também serão distribuídos 7.200 preservativos masculinos, 1.000 preservativos femininos e 4.000 unidades de gel lubrificante. As formas de prevenção em linguagem simples e acessível também serão discutidas nessa campanha com as "Conversarias sem tabu". O objetivo da roda de conversa é fazer com que as pessoas saibam o melhor jeito de evitar a contaminação pelo vírus HIV conforme o momento de vida de cada um. 

A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP que promove eventos culturais, inclusão social e campanhas ligadas à saúde da população.

 

Serviço

Ação: Teste rápido de HIV

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Data: 27/06
Horário: 
9h às 15h30
Endereço: 
Rua Nelson Fernandes, s/nº - Jabaquara - São Paulo?


Atualizado em: 24/06/2019 14:43:20



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro