17/08/2017 - Programa Arte nos Terminais da EMTU comemora 20 anos com programação especial para usuários do transporte metropolitano



A partir da próxima semana, seis terminais das Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas irão receber programações culturais gratuitas em comemoração aos 20 anos do Arte nos Terminais, programa da EMTU que incentiva cultura, arte e lazer aos usuários do transporte público.

Na segunda-feira, 21/08, começam as atrações comemorativas com apresentações musicais, exposições e jogos que vão mudar a rotina de quem passar pelos terminais Santo André, Cotia, São Mateus, São Bernardo do Campo e Jabaquara, em São Paulo, e pelo Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas.

Exposição 

A semana começa com o incentivo à reflexão de questões sociais proposta pelo artista plástico Roberto Otaviano. Suas criações estarão expostas em três locais a partir da próxima segunda-feira, 21/08. Santo André, Cotia e São Mateus são os terminais que 

No Terminal Metropolitano Santo André serão exibidas 43 obras que compõem a mostra “Cru – Retratos da crueldade humana”. Nela, são evidenciadas as crueldades que o homem é capaz de cometer contra si próprio, como as guerras, por exemplo. Nessas peças o artista utiliza materiais variados, que vão de cascas de amendoim a cordões de lã. Para atender o público e compartilhar experiências do processo de criação, o artesão estará no terminal no dia da abertura (21/08). Já a mostra fica disponível até 04/09 no local.

“Alienados” é o tema da exposição que estará no Terminal Metropolitano Cotia até 15/09, retratando a exaltação à beleza do corpo, assim como o apego à tecnologia. Nas 30 obras o pernambucano faz uma reflexão sobre o que é ser alienado e até que ponto o ser humano está condenado diante da necessidade de estar sempre conectado às redes sociais. Os principais materiais usados são vidros de medicamentos, plásticos queimados e caixas de ovos. O artista estará presente no terminal em 23/08.

Outras obras de Roberto Otaviano estrão no Terminal Metropolitano São Mateus, onde estarão 27 peças da mostra “Respiração Artificial”. Com o reaproveitamento de componentes de cigarros, como plásticos e bitucas, ele pretende expor os males causados à saúde devido ao uso do tabaco. A exposição marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto. Nesta data o artista estará no local para conversar com os visitantes.  As obras estarão disponíveis até 05/09.

Música 

Na terça-feira, 22/08, das 12 às 13 horas, o Coral Cristal, grupo musical composto por pessoas entre 60 e 70 anos, levará a alegria da terceira idade ao Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo com músicas de Luiz Gonzaga que marcaram a cultura brasileira. “Xote das meninas” e “Só quero um xodó”, são algumas das melodias que compõem o repertório diversificado entre forró e sertanejo. 

Já na quinta-feira, 24/08, o ritmo continua festivo e diversificado com a Banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Para animar a volta para casa dos usuários, o grupo de 30 músicos promete fazer barulho na plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara a partir das 17h. Clarinetes, sax, trompetes e trombones são alguns dos instrumentos que acompanharão a percussão.

Floorball e brincadeiras com cordas em Campinas

Ainda na terça-feira, 22/08, haverá programação em Campinas, onde uma equipe do Sesc local irá proporcionar diversão a todos os usuários do Terminal Prefeito Magalhães Teixeira. Brincadeiras com corda e prática de floorball (esporte que mistura hockey com futsal) fazem parte da recreação que acontecerá das 17h às 19h.

Sobre o Programa Arte nos Terminais

O Arte nos Terminais é um programa da EMTU que há 20 anos propõe a difusão da cultura aos passageiros do transporte público nas mais diversas manifestações como exposições, música, literatura e teatro. 

Desde 1997, cerca de mil ações foram desenvolvidas nos Terminais Metropolitanos da Grande São Paulo, Campinas e no VLT da Baixada Santista.

Serviço

Evento: Exposição Cru – Retratos da crueldade humana
Data: de 21 a 04/09
Local: Terminal Metropolitano Santo André
Endereço: Avenida XV de novembro, 50, Centro - Santo André - SP

Evento: Exposição Alienados
Data: de 21 a 15/09
Local: Terminal Metropolitano Cotia
Endereço: Rua Katar Name, nº 151 - Vila Mont Serrat - Cotia – SP

Evento: Exposição Respiração Artificial
Data: de 21/08 a 05/09
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Avenida Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo – SP

Evento: Apresentação Coral Cristal
Data: 22/08 (terça-feira)
Horário: 12h às 13h
Local: Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Domingo Ballotin, s/n, Centro - São Bernardo do Campo - SP

Evento: Brincadeiras com corda e prática de floorball
Data: 22/08 (terça-feira)
Horário: 17h às 19h
Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
Endereço: Rua Lix da Cunha, 101, Bonfim - Campinas - SP

Evento: Apresentação Banda da Guarda Civil Metropolitana
Data: 24/08 (quinta-feira)
Horário: 17h às 18h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara, plataforma A
Endereço: Rua Nelson Fernandes, Jabaquara - São Paulo - SP


Atualizado em: 17/08/2017 13:14:43