SP

Home EMTU

Imagem pagina

01/12/2023 - Programa Giralivro da EMTU será lançado nas estações do VLT de São Vicente



Programa de incentivo à leitura será ampliado nesta segunda-feira (4/12), chegando agora nas estações José Monteiro e Barreiros do VLT. Evento contará com a presença de duas escritoras de São Vicente

visualizador



Nesta segunda-feira (04), a EMTU, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, BR Mobilidade e o Programa Viva Leitura Viva, lançará o programa GiraLivro em São Vicente, nas Estações José Monteiro e Barreiros do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)


O programa Giralivro da EMTU é uma iniciativa de incentivo à leitura entre os passageiros do transporte metropolitano. Os livros são disponibilizados gratuitamente em estantes e podem ser retirados ou doados. O lançamento do programa em São Vicente terá início às 11h e contará com a presença das escritoras do município Regina Travassos e Vânia Andrade, que doarão livros autografados para a campanha. 


“Em apenas um mês conseguimos ampliar na Baixada Santista este grande programa de estímulo à leitura entre os passageiros, com espaços físicos onde a população pode compartilhar seus livros já lidos e também adquirir novas leituras”, diz Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU. “A leitura é uma maneira produtiva para tornar a viagem dos passageiros mais prazerosa, o hábito faz bem pra saúde mental e proporciona diversos aprendizados”, considera.


As estantes de livros nas estações do VLT José Monteiro e Barreiros ficarão disponíveis de forma permanente e serão reabastecidas periodicamente com novos exemplares. Santos foi o primeiro município da Baixada Santista a receber o programa, lançado no final de outubro em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10) nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT. 

O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo - nos terminais de ônibus São Bernardo do Campo e São Mateus do Corredor Metropolitano ABD e também no terminal Parque CECAP, em Guarulhos. Desde o início do projeto, mais de 20 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros.

Regina Travassos - Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia, é professora aposentada de Educação Artística da Rede Estadual de São Paulo e atualmente é professora de Arte do Município de São Vicente, coordenadora do Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência. Atua também no setor pedagógico da Secretaria de Educação de São Vicente. Entre as obras lançadas, estão:  "Jardim de Flores da Infância", "Contos de Malecon", "O Mundo das Letrinhas", entre outras.

Vânia Andrade - É professora formada em Pedagogia e Artes Visuais, Pós Graduada em Educação Especial e Arte em Educação. Vive em busca de formas para incentivar à leitura. Entre as obras lançadas, estão: “Árvore do Sucesso”, “O Botão da Alegria”, “O Cofre Lelecão”, entre outras.

Evento - Lançamento do GiraLivro em São Vicente


Data: 4/12/2023

Horário: 11h

Locais: 

  • Estação José Monteiro (Entre a Rua Quintino Bocaiúva e Avenida Marechal Deodoro, próximo à Rua Rangel Pestana) 

  • Estação Barreiros (Entre a Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon e Avenida Martins Fontes, próximo à praça Dr. Álvaro Assis)


Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.



Atualizado em: 01/12/2023 14:29:40



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.