SP

Home EMTU

Imagem pagina

10/04/2024 - São Vicente terá audiência pública nesta quarta-feira (10) para linha 3 do VLT



Encontro apresentará estudo ambiental para implantação do trecho que levará o VLT à área continental de São Vicente

Será realizada nesta quarta-feira (10/04), na Câmara Municipal de São Vicente, na Baixada Santista, audiência pública para apresentar os próximos passos para a implantação da terceira fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), trecho que ligará o Terminal Barreiros até Samaritá, na área continental de São Vicente.

O encontro, promovido pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), terá início às 17h, na Rua Jacob Emmerich, 1195 - Parque Bitaru, e tratará do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), para posterior obtenção do licenciamento da obra e licitação.

A terceira fase do VLT, gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental de São Vicente e dependem do transporte público para se deslocar até Santos. O investimento do Governo do Estado previsto para toda a fase é de R$562 milhões.

Ponte A Tribuna


Em março, foi iniciada a reforma e ampliação da Ponte A Tribuna, em São Vicente, que marca a primeira etapa da implantação da linha 3 do VLT. A concessionária Paulitec-Agis-Ponte será a responsável pelas obras da ponte, com 650 metros de extensão. O projeto contempla a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (atualmente inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária.

Após a reforma e ampliação da ponte, estão previstas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá. Este trecho do VLT terá uma extensão de 7,5 km, com quatro estações (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Samaritá) e 11 VLTs operados pela BR Mobilidade.

A publicação do edital das obras do trecho está prevista para o primeiro semestre de 2024, após conclusão do processo de licenciamento ambiental.


Audiência Pública - 3ª fase VLT

Data: 10/04/2024

Horário para recebimento do público: 16h

Horário da Audiência Pública: 17h
Local: Câmara Municipal dos Vereadores de São Vicente
Endereço: Rua Jacob Emmerich, 1195 - Parque Bitaru – São Vicente/SP

Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. As linhas gerenciadas pela EMTU transportam atualmente cerca de dois milhões de passageiros em 134 municípios do estado.



Atualizado em: 10/04/2024 11:02:46



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.