A partir da próxima segunda-feira (04) e até o final de novembro, eventos em parceria com os Narcóticos Anônimos vão informar e encaminhar pessoas dispostas a lutar contra o vício
Rodas de conversas, distribuição de folhetos informativos e orientações iniciais de tratamento para dependentes químicos são atividades previstas em três ações da EMTU previstas para novembro em terminais metropolitanos do Corredor ABD. A atividade tem como parceiro o Comitê Regional do grupo Narcóticos Anônimos. As ações começam na segunda-feira (04) no Jabaquara, seguindo depois para Diadema (13) e Santo André (18).
De acordo com estudos das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), 35 milhões de pessoas de todo o mundo sofrem transtornos resultantes do uso de drogas. No Brasil, quase 30 milhões de pessoas têm alguém na família que é dependente químico.
Narcóticos Anônimos - O grupo surgiu nos Estados Unidos a partir do Programa de Alcoólicos Anônimos no fim dos anos 1940, com as primeiras reuniões na área de Los Angeles. O programa foi fundado por Jimmy Kinnon (1911-1985), em 1953, um integrante de Alcoólicos Anônimos que observou a necessidade de um grupo para usuário de outras drogas além do álcool. Atualmente, a NA organiza mais de 70 mil reuniões semanais em 144 países. No Brasil, surgiu entre 1972 e 1978, com o nome de Toxicômanos Anônimos, unindo-se à rede mundial da NA em 1990. Hoje existem pelo menos 1.500 grupos que realizam 4.200 reuniões semanais.
Serviço - Narcóticos Anônimos nos terminais
Data: 04/11
Horário: 9h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: rua Nelson Fernandes, s/n, Jabaquara
Data: 13/11
Horário: 9h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Diadema
Endereço: Avenida Conceição s/n, Parque Mamede, Diadema
Data: 18/11
Horário: 9h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Santo André
Endereço: rua Visconde de Taunay, s/n, Santo André
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.