Doença sexualmente transmissível é bastante comum em homens e mulheres e pode ser combatida com vacinação
Nesta sexta-feira (03), no Terminal Metropolitano Jabaquara, a EMTU, em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), vai realizar uma ação para conscientizar sobre o HPV, doença sexualmente transmissível bastante comum em homens e mulheres.
Haverá entrega de folhetos e a presença de monitores do ICESP que vão esclarecer dúvidas sobre a doença e portar cartazes com mensagens educativas e preventivas. Um mascote do Instituto também irá interagir com os passageiros que estiverem no local.
O papilomavírus humano (HPV) é a DST mais comum e muitas vezes não causa sintomas, mas pode provocar verrugas genitais em homens e mulheres, além de causar câncer. A melhor maneira de se prevenir contra o HPV é a vacinação. Desde 2014, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, gratuitamente, a vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos diferentes de vírus, dentre os quais estão os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais, e 16 e 18, causadores de 70% dos cânceres de colo do útero e uma proporção significativa dos tumores em outros locais do corpo.
Dentre os tumores causados pelo vírus, o do câncer do colo do útero está 100% ligado a ele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tumor é o terceiro mais incidente entre as mulheres no Brasil. Em 2022, o Icesp atendeu cerca de 265 novos casos.
De acordo com o Ministério da Saúde, 75% das mulheres sexualmente ativas no Brasil vão ter contato com o HPV em algum momento da vida. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS), apontou que em 2017 cerca de 54,6% da população brasileira apresentou contaminação pelo vírus HPV. Desse total, 38,4 % apresentaram alto risco para o desenvolvimento de câncer por infecção do HPV.
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) - O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Octavio Frias de Oliveira é uma das unidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com atendimento exclusivo para pacientes da rede pública de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). Inaugurado em maio de 2008, o ICESP é administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação Faculdade de Medicina. Após mais de uma década de funcionamento, já atendeu mais de 121 mil pacientes do SUS.
Evento - Campanha de conscientização sobre o HPV
Data: 03/03/2023
Horário: 10h às 11h30
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP