Home EMTU

Imagem pagina

07/08/2021 - Terminal Jabaquara da EMTU receberá ação de orientação e acolhimento para lembrar os 15 anos da Lei Maria da Penha



Roda de conversa e mediação com psicóloga fazem parte da iniciativa para amparar e orientar mulheres em situação de violência

 

Na próxima terça-feira (10/08), das 10h às 12h, a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em parceria com o programa Bem Querer Mulher, vai realizar uma ação de acolhimento a mulheres vítimas de violência no Terminal Jabaquara, em homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha, completados neste sábado (7/08), e ao Agosto Lilás.

A Lei 11.340/2006 tem como intuito coibir e prevenir a violência contra as mulheres, buscando ampará-las com medidas protetivas contra o agressor. Com o objetivo de reforçar a importância da Lei Maria da Penha, a Campanha Agosto Lilás busca fazer com que as vítimas se sintam acolhidas e consigam contar o que passam.

A ação voltada para as passageiras do Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU  contará com orientações, roda de conversa, atuação de psicóloga para mediação, painel para registrar mensagens, além de distribuição de 100 sabonetes líquidos e 200 máscaras.

Posto de acolhimento Por Elas

Também como forma de ajudar as mulheres a conseguirem identificar a violência vivida e se sentirem acolhidas para expor o que passam, a EMTU criou no Terminal Metropolitano São Mateus, na zona leste da capital, o projeto Por Elas, Pelo Olhar Ressignificamos, um posto de atendimento para mulheres em situação de violência.

O Por Elas possui uma equipe composta por profissionais de nível superior que atuam nas áreas da Saúde e Assistência Social para acolher e orientar mulheres vítimas de assédio e agressões nos casos de violência doméstica. Elas são encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde, aos NPV - Núcleos de Prevenção à Violência e a equipamentos municipais como Delegacia de Defesa da Mulher, CDCM Casa Cidinha Kopckap e outros serviços, quando necessário.

O posto de acolhimento funciona há quatro meses na Plataforma D do Terminal São Mateus, todas as segundas-feiras das 9h às 12h, com profissionais à disposição para conversar, orientar e atender as mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Vale lembrar que a violência contra a mulher vai além da física. Estão inclusas também:

Violência Psicológica - Quando há xingamentos, humilhações, chantagem emocional, ameaça de morte ou a mulher é controlada pelo companheiro;

Violência Sexual - Caso a mulher seja forçada a ter relações sexuais, impedida de usar métodos contraceptivos ou obrigada a realizar um aborto;

Violência Moral - Situações em que a mulher é difamada, caluniada ou injuriada pelo parceiro;

Violência Patrimonial - Destruição de pertences da mulher, controle de contas bancárias, destruição de objetos de trabalho e abandono material.

  

Serviço

Ação - 15 anos da Lei Maria da Penha

Data: 10/08

Horário: 10h às 12h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n - Jabaquara - São Paulo - SP

 

Posto de acolhimento Por Elas

Dias: Todas as segundas-feiras

Horário: 9h às 12h

Local: Plataforma D do Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP

 

Para mais informações à imprensa, favor entrar em contato pelo telefone (11) 97195-3638


Atualizado em: 07/08/2021 08:49:57



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro