Home EMTU

Imagem pagina

27/11/2019 - Terminal Jabaquara da EMTU/SP recebe ações de prevenção às vésperas do Dia Mundial de Combate à AIDS



Serão oferecidos testes gratuitos para detecção de HIV e sífilis e orientações


A EMTU/SP antecipou as ações em torno do Dia Mundial de Combate à AIDS (celebrado no próximo domingo, 1º dezembro) e vai oferecer testes de HIV e orientações aos passageiros já nos dias 28 e 29/11 (quinta e sexta-feira), no Terminal Metropolitano Jabaquara. Os eventos têm como objetivos incentivar a prevenção contra o vírus HIV e orientar quem faz uso da medicação a conviver com a doença e, ao mesmo tempo, preservar a qualidade de vida. As parcerias foram firmadas com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids da unidade Santa Cruz e com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) DST/Aids Vila Mariana.

Nesta quinta-feira (28), os agentes do CRT DST Aids-SP realizarão 500 testes gratuitos para HIV e sífilis. O procedimento, simples, rápido e indolor, é feito por meio da análise de fluido oral e o resultado sai em 30 minutos. Para o exame de sífilis, é necessária a coleta de pequena quantidade de sangue. Em caso positivo, o passageiro é orientado e encaminhado para tratamento.

Nesse dia também estão programadas as rodas de bate-papo "Conversarias sem tabu", além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Os voluntários do SAE DST/Aids estarão no terminal na sexta-feira (29), entregando panfletos com informações sobre o tema. Haverá também distribuição de preservativos e orientação sobre a forma correta de usar medicamentos como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), eficazes na prevenção do HIV. O serviço prestado pelo SAE visa o bem-estar, a humanização e a preservação da qualidade de vida das pessoas que têm o vírus.

Definido mundialmente como 1º de dezembro, o Dia Mundial de Combate à AIDS ressalta a importância da união pela conscientização sobre a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com dados divulgados em novembro de 2018, cerca de 37 milhões de pessoas convivem com o vírus em todo o planeta.

Serviço

Ação: Dia Mundial de Combate à AIDS - Testes rápidos de HIV e sífilis, além de orientação para o uso de medicações.
Data: 28/11 e 29/11
Horários:
28/11 - 9h às 15h30
29/11 - 10h30 às 12h e 14h às 18h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara, plataforma A
Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, s/n, Jabaquara, São Paulo


Atualizado em: 19/12/2019 15:26:49



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.