Home EMTU

Imagem pagina

07/05/2021 - Terminal São Mateus da EMTU/SP terá armadilhas para monitorar mosquito e prevenir contra a dengue



Ovitrampas serão instaladas para detectar nível de infestação e direcionar ações de combate contra a doença na região.

Na próxima segunda-feira (10) o Terminal Metropolitano São Mateus terá instalada em suas dependências uma armadilha para coleta de ovos do Aedes Aegypti conhecida como Ovitrampa. A iniciativa é da EMTU em parceria com a Vigilância Ambiental da região e faz parte do programa estadual de controle da dengue.

As armadilhas permitem detectar os índices de infestação das arboviroses em cada região durante todo o ano, facilitando o planejamento das ações de saúde contra a dengue.

A Ovitrampa funciona assim: em um recipiente com 10 cm de diâmetro e 12 cm de altura, são adicionados 300ml de água e é fixada uma paleta de madeira para atrair a decomposição de ovos de fêmeas que eventualmente estejam no local. A armadilha conta com uma superfície rugosa e uma substância larvicida para atraí-las, fazendo com que elas depositem ali os seus ovos.

O estudo é realizado por cerca de 15 dias, com monitoramento semanal. Após o período, as armadilhas serão encaminhadas e analisadas pelo Laboratório de Pesquisa e Identificação de Fauna Sinantrópica do município. Assim, os vigilantes conseguem acelerar as ações de combate à proliferação do mosquito, observando de forma rápida e eficiente os índices de arboviroses na região sem que o inseto consiga se desenvolver.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em outubro de 2020, foram notificados 931.903 casos de dengue no país. A taxa de incidência é de 443,5 casos por 100 mil habitantes.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

visualizador
Atualizado em: 07/05/2021 16:02:22



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.