24/07/2017 - Usuários do Terminal Metropolitano Jabaquara poderão fazer exames gratuitos de hepatite C



Na próxima quinta-feira (27/07), quem passar pela plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara poderá fazer um teste rápido capaz de identificar a presença do vírus da hepatite C. Além de alertar para doença, o evento tem o objetivo de lembrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. 

Das 9h às 16h, cerca de 350 exames gratuitos serão disponibilizados, tanto para usuários do transporte quanto à população geral. Quem receber diagnóstico positivo será encaminhado a uma unidade de saúde para realizar testes complementares.

Essa campanha faz parte da parceria entre EMTU, Metra e o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

Segundo dados divulgados neste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 325 milhões de pessoas no mundo sofrem com uma infecção crônica de hepatite B ou C. 

Sobre a doença

A hepatite C é uma inflamação do fígado, causada pelo vírus HCV, que nem sempre apresenta sintomas evidentes; mas quando aparecem podem ser: cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. 

O vírus pode transmitido por transfusão de sangue, por compartilhamento de objetos de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha) e até na confecção de tatuagens e colocação de piercings. A doença pode ser adquirida também durante relações sexuais, principalmente quando não há uso de preservativos.

Serviço
Evento: Testes gratuitos de hepatite C
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara, plataforma A
Endereço: Rua Nelson Fernandes - Jabaquara - São Paulo - SP
Data: 27 de julho (quinta-feira)
Horário: 9h às 16h


Atualizado em: 24/07/2017 12:29:00