04/08/2016 - VLT da Baixada Santista em forma de aquarela faz parte da exposição “Trilhos do Brasil”



A obra “Estação Pinheiro Machado do VLT de Santos – SP” integra a exposição “Trilhos do Brasil”, do artista paulistano Marco São Pedro, que pode ser visitada até 30 de agosto na Galeria Spazio Surreale, à Rua Caconde, 243/238, no bairro Jardim Paulista, na capital. A EMTU/SP é um dos apoiadores culturais da mostra.
Inserido na paisagem urbana de Santos, o VLT é retratado circulando em harmonia com pedestres, automóveis e outros modais. 
Além de veículos leves sobre trilhos de outros municípios brasileiros, a mostra apresenta locomotivas antigas, imagens que remetem ao início do século 20, trens elétricos e a diesel em cenários como a histórica Estação da Luz, na capital paulista, e modernas estações de metrô em diversas capitais brasileiras. 
“Uma viagem colorida e pitoresca pela obra deste artista, apaixonado desde a sua infância por ferrovias”, é como o curador Vagner Aniceto descreve a exposição. “Ele retrata com maestria a grande epopeia dos transportes ferroviários, seu desenvolvimento e integração com o mundo moderno.”

VLT da Baixada

O VLT da Baixada Santista é um empreendimento gerenciado pela EMTU/SP, vinculada a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. Opera comercialmente desde março de 2016 entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos, transportando diariamente cerca de 1.800 usuários. As 15 estações do trecho Barreiros-Porto têm previsão de início de operação no final deste ano.

Atualizado em: 04/08/2016 17:36:48