SP

Home EMTU

Imagem pagina

O que é o Ligado

Texto da imagem

O Serviço Especial – SEC (LIGADO) é um serviço de transporte que tem como propósito atender as necessidades e estimular a inserção das pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida severa no Sistema de Transporte Metropolitano já existente. 

Atualmente este serviço é realizado especificamente mediante Contrato firmado entre a EMTU/SP e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, sendo o custeio da execução deste serviço integralmente absorvido pela Secretaria da Educação.


Como funciona

O atendimento pelo Serviço Especial – SEC (LIGADO) se dá através de Contrato da EMTU/SP com a SEDUC, somente aos alunos regularmente matriculados na Rede Regular de Ensino (REE) e demais Instituições conveniadas e/ou credenciadas a este Órgão. Para solicitar o atendimento é necessário que o responsável pelo aluno procure a Instituição de Ensino, Diretoria Regional de Ensino ou Secretaria de Educação do Estado e efetue o cadastro. 

A atual frota em operação, que não é própria, mas constituída de operadores credenciados à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), atualmente conta com 534 veículos, adaptados e adequados ao transporte de passageiros cadeirantes e não cadeirantes. O Serviço faz atendimento do tipo “porta a porta”, em média foram atendidas 5.300 pessoas, sendo 4.700 alunos e 600 acompanhantes do ensino regular e conveniadas/credenciadas com a Secretaria da Educação no ano de 2019, o Serviço Especial – LIGADO realizou mais de 2.434.000 atendimentos entre suas casas e as 995 escolas ou instituições conveniadas/credenciadas com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na Região Metropolitana de São Paulo e Região Metropolitana de Campinas*.

De tão importante, o resultado não poderia ser diferente. Nos 10 anos de operação, a avaliação do serviço esteve sempre acima de 90% de satisfação, sendo que no ano de 2019 atingiu 97,62%**.

A partir de Agosto de 2019 foi implementado novo procedimento de gerenciamento do uso do APP - Operador de forma a garantir o acompanhamento detalhado da operação, bem como do sistema, para correção e atualização da plataforma do “e-SEC” (que é uma ferramenta de gerenciamento qual auxilia o Modelo de Governança, obtendo transparência e segurança nas informações)  

LIGADO é um projeto integrando políticas públicas de acessibilidade, proporcionando o direito de mobilidade a crianças e jovens que de outra forma não teriam acesso ao transporte, mesmo estes estarem adequados para atendê-los, haja vista a necessidade de deslocamentos em áreas inóspitas devido as suas características topográficas, elevando-se a isso a peculiaridade das deficiências e/ou síndromes, onde se constata que a criança e/ou jovem, em razão das patologias tem dificuldades de utilizar o transporte coletivo regular.

* Considerando Dados de 2019
** Pesquisa realizada pela Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares – SEDUC


visualizador

Segurança

A segurança é garantida pela fiscalização da EMTU/SP, que só permite operadores credenciados junto à STM, detentores de Certificado de Registro de Operação (CRO). Para operar o serviço, todos os motoristas e monitores frequentam o curso “Transporte Escolar de Crianças com Deficiência e Mobilidade Reduzida”, realizado em instituições credenciadas pelos órgãos de trânsito e transporte. Além disso, os veículos passam por inspeção a cada seis meses. Nossa equipe técnica verifica mais de 400 itens de segurança. 


Impacto social

A conjugação de esforços para ampliar a acessibilidade dos alunos com mobilidade reduzida severa – sem condições de se utilizar do transporte regular de passageiros – da rede pública estadual e daqueles atendidos pelas entidades assistenciais conveniadas/credenciadas com a SEDUC, dentro do sistema de transporte metropolitano, abre caminho para que essas pessoas melhorem sua qualidade de vida e exerçam sua cidadania. Ademais, nosso atendimento atinge, na maior parte, famílias de baixa renda, ou seja, o LIGADO é muitas vezes a garantia de que essas crianças terão acesso à educação. E, consequentemente, mais oportunidades de um futuro melhor. 


Informações

Para saber mais sobre o serviço LIGADO envie e-mail para ligado@emtu.sp.gov.br ou entre em contato com nossa central de atendimento exclusiva pelo telefone 0800 771 17 37 de segunda a sexta-feira, das 5h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h. 




Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.