SP

Home EMTU

Imagem pagina

Região Metropolitana de Sorocaba

Mapa de Sorocaba


Área Territorial
A região é composta por 27 municípios: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcano, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraó, Tatuí, Tietê, Votorantim e Itapetininga. A área somada dos municípios é de cerca de 9.820 km², que corresponde a 3,96% do território estadual.

Demografia
Com relação à população, a região metropolitana tem cerca de 2,1 milhões de habitantes[3] e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 77,9 bilhões. Com isso a RMS passa a ser a 15ª mais populosa do país.

Aspectos Econômicos
É considerada a maior produtora agrícola entre as regiões metropolitanas, com grande diversidade na produção. Possui 11 municípios localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares e economias baseadas em atividades industriais. O Produto Interno Bruto (2011) é de R$  46,7 bilhões, que equivale a 3,48% do PIB gerado no Estado. Ocupa a 11ª posição na economia paulista.




Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.