A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) executa desde março de 2017 ações de inovação aberta e o recente evento internacional Hackamericas é uma das mais relevantes até agora.
O Hackamericas 2018 é uma maratona de inovação, conhecimento e tecnologia voltada para a mobilidade urbana e metropolitana visando à sustentabilidade de negócios em transportes e meio ambiente, que envolveu cinco países da América latina: Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e República Dominicana. O evento aconteceu entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2018, no prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
Foram 34 horas ininterruptas, 58 participantes divididos em 14 grupos e mais de 90 especialistas e técnicos com amplo conhecimento, na área de mobilidade e inovação. Contou com a participação, patrocínio, apoio técnico e institucional de 18 empresas nacionais e internacionais. Foram apresentados 25 desafios no evento e distribuídos em sete (7) eixos. O júri foi constituído por 15 profissionais também multidisciplinares. Esta ação de inovação reuniu as mais significativas autoridades e empresas do setor de Transportes, de diferentes esferas governamentais.
O Hackamericas 2018 é uma iniciativa da Youth For Public Transport Foundation (Y4PT), instituição vinculada à União Internacional de Transporte Público, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento e com apoio institucional internacional da Road Transport Authority (RTA), do Governo de Dubai (Emirados Árabes Unidos) e da FNM, grupo de gerenciamento e operação de transportes da Itália.
Estiveram presentes à abertura oficial do evento os Vice-reitores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Secretário Adjunto de Estado dos Transportes Metropolitanos, o Diretor Presidente da EMTU/SP, a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento do Brasil, a assessora da presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo, e o Capelão Universitário.