SP

Home EMTU

Imagem pagina
Você está em: Home... InovaçãoELab

ELab - Experimentos em Transportes

ELab - Experimentos em Transportes

 
ELab - Experimentos em Transportes
O laboratório de inovação metropolitana começou a funcionar em julho de 2017 e tem sido articulador e fomentador de inovação no setor público de transportes desde então.

Mobilizou em suas ações de inovação aberta relevantes empresas e instituições brasileiras e internacionais, públicas e privadas, com os mesmos objetivos de transformar o planejamento urbano com foco em transportes sustentáveis e acessíveis, ampliando a cada dia as melhorias de mobilidade nas cidades. O ELAB tem contribuído também para adequações em processos existentes dentro da empresa. 

As diretrizes do laboratório de inovação da EMTU/SP são:

  1. Contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras na gestão dos transportes
  2. Disseminar conhecimentos relevantes para a transparência da gestão pública
  3. Promover integração de conhecimentos e de instituições, com  foco em mobilidade urbana e metropolitana sustentável
  4. Promover parcerias com foco em pesquisas e cooperações técnicas
  5. Planejar e desenvolver eventos sobre inovação
  6. Introduzir os conceitos de inovação dentro da corporação 
  7. Identificar ações multidisciplinares de inovação para a promoção de melhores práticas

Durante alguns meses, técnicos e especialistas em transportes da EMTU/SP trocaram experiências com 25 universitários, após suas participações nos Hackathons. Um dos grupos foi adiante e criou a startup Milênio Bus, especializada em inteligência em mobilidade que faz contagem de passageiros e oferece gestão de frota e manutenção preventiva com utilização de Big Data. Oferecem aos passageiros de transporte público a tão sonhada informação sobre qual nível de ocupação está o veículo. Os jovens empresários já receberam mais de 11 prêmios nacionais e internacionais.

Em fevereiro de 2019, o laboratório da EMTU e a empresa Artemísia iniciaram a aceleração da solução do Grupo Merx Fintech, vencedor do quarto Hackathon organizado pela empresa, o Hackamericas 2018. O grupo de universitários desenvolve uma carteira digital para o gerenciamento do Vale Transporte por empresas e usuários do benefício.





Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.