SP

Home EMTU

Imagem pagina

Desafios e Soluções

Desafios e Soluções

 
Desafios e Soluções

A definição dos desafios do Hackamericas ocorreu em duas reuniões técnicas prévias, uma no Mobilab, laboratório de mobilidade da Prefeitura de São Paulo, e outra na sede da EMTU, no centro da capital paulista. Foram identificados 25 desafios distribuídos em sete eixos a serem descritos a seguir. Ao final, foram mais de 12 horas em oficinas de Design Thinking, reuniões, bate-papos e muitas sugestões; mais de 50 técnicos e especialistas engajados no fazer diferente e no aprender. 

visualizador













A. Mobilidade como um Serviço

  • Como evoluir para um sistema de pagamento (bilhetagem) integrado (entre modais, padronização, redução de custo e novas tecnologias)?
  • Como oferecer uma experiência de navegação que atraia mais pessoas para o transporte público (única, intermodais, integrada, customizada, confiável, precisa e afetiva)?
  • Como garantir a integração “suave” (seamless - sem atritos entre os modais, transparentes) entre os modais de transporte público, ativos e individuais?

B. Comunicação

  • Como oferecer (acesso, conectividade) comunicação segura e sustentável para o passageiro nos deslocamentos (entre terminais, em áreas de sombra na transição da superfície para subterrâneo ou em área distantes)?
  • Como dar acesso à informação integrada dos diversos modais em tempo real e de forma automatizada (para os passageiros, meios de comunicação, outras plataformas de comunicação, outros modais, cidade)?
  • Como melhorar os canais de diálogo com passageiro (customizado, significativo, localizado, pessoal, auditável e integrado e rastreável)?

C. Gestão

  • Como melhorar os indicadores de desempenho (acompanhamento, produção, visualização, gestão, gatilhos, comunicação, distribuição)?
  • Como melhorar e integrar a avaliação dos serviços de transportes (motorista, experiência, limpeza, calçada, bicicletário, tempo, informação, plataformas de comunicação, suporte de comunicação)?
  • Como utilizar Big Data (grandes volumes de dados) para planejamento urbano (OD-Origem e Destino, embarque e desembarque, falhas, uso do espaço urbano, infraestrutura instalada, redução de custo baixo, ampliação da frequência, mais dados, integração de dados)?
  • Como tornar a cidade mais resiliente em termos de mobilidade?
  • Como otimizar a infraestrutura de transportes além dos horários de picos?

D. Mobilidade Ativa

  • Como tornar a cidade mais acessível para todos (rampas, calçadas, segurança, buraco nas ruas)?
  • Como tornar o transporte ativo mais atrativo e inclusivo para idosos e pessoas com baixa mobilidade?
  • Como melhorar a experiência com bicicletas (bicicletário, banheiro, armário, ciclovia, contadores, semáforos, skates, patins, patinetes, etc.....)
  • Como melhorar a coleta automatizada de dados sobre o deslocamento ativo, infraestrutura existente e necessidades?

E. Segurança

  • Como reduzir e/ou prevenir ambulantes, vandalismo, assédio, furto, roubos, desrespeito aos idosos e preconceitos?
  • Como monitorar/evitar possíveis suicidas?
  • Como facilitar a identificação do cidadão?
  • Como reduzir o índice de atropelamentos (portas automatizadas, sistemas de aviso de algo na rua/via, sinalização de corredores)?
  • Como aumentar a segurança dos modos de transportes mais vulneráveis (bicicletas, patinetes, pedestres)?

F. Sustentabilidade

  • Como incentivar o uso de veículos com motor elétrico (baterias sem catenárias, padronização das baterias, tempo de carga, plugs e locais de carregamento)?Como ampliar e diversificar o uso de combustíveis renováveis?
  • Como priorizar e tornar mais atrativo o transporte ativo / coletivo no processo de decisão do deslocamento?

G. Disrupção

  • O não deslocamento (trabalho, compras, diversão)
  • Novos modelos de organizações de cidades (seguras, sustentáveis, baseadas em novas tecnologias)
  • Novos usuários (e hábitos) para a cidade (seguras, sustentáveis, baseadas em novas tecnologias)?



Links relacionados:


Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.