O Passe Escolar 100% Digital é considerado um case de inovação em gestão pública pela EMTU e foi implementado em janeiro de 2018, na Região Metropolitana de São Paulo, e posteriormente expandido para as demais regiões.
Transformado em 100% digital, a emissão do PASSE ESCOLAR trouxe para seus beneficiários e gestores praticidade, agilidade, redução de custos e transparência. A EMTU/SP concedeu em 2018 mais de 122 mil benefícios, considerando 68,5 mil (PASSE LIVRE) e 53,8 mil (PASSE MEIA TARIFA). Tem direito ao Passe Livre ou ao Passe Escolar (Meia Tarifa) nas linhas metropolitanas o estudante que residir em um município e estudar em outro, entre outras exigências de acordo com as legislações vigentes.
Inovação aberta na melhoria dos processos
As implementações de melhorias no processo de emissão dos benefícios do Passe Escolar Metropolitano acontecem desde 2006, quando do início da Bilhetagem Eletrônica na Região Metropolitana de São Paulo. Gradativamente o processo deixou de ser manual, ainda há o envio dos cartões eletrônicos impressos pelos Correios e análise dos documentos recebidos, mas agora o tempo antes investido em outros itens estão direcionados à análises de documentos.
As várias soluções apontadas nos projetos desenvolvidos nas maratonas de conhecimento e tecnologia realizados pela EMTU/SP, os Hackathons, e a experiência de técnicos e especialistas da empresa nestas ações também contribuíram na aceleração das melhorias nos processos de gestão do Passe Escolar.
O Desenvolvimento do produto PASSE ESCOLAR 100% Digital foi executado pelos próprios funcionários da EMTU/SP, consumiu seis meses de trabalho e contou com a participação de sete colaboradores dos departamentos de Arrecadação e Controle e de Inteligência da Informação.