SP

Home EMTU

Imagem pagina

Saúde

Texto da imagem
Em parceria com órgãos municipais, estaduais, hospitais, ONGs e Associações, a EMTU/SP leva informações e serviços de saúde e qualidade de vida aos usuários do transporte metropolitano, como testes gratuitos de HIV, Hepatite, informações sobre alimentação saudável, Câncer de Mama, diabetes e hipertensão.

Outubro Rosa

Em outubro de 2014, a EMTU/SP e a Associação Rosa Mulher se uniram para levar informações sobre o Câncer de Mama aos passageiros que circulam nos terminais do Corredor ABD.  Ações internas voltadas as funcionários também foram realizadas em algumas unidades da empresa, com palestra e campanha de engajamento.

Saiba mais sobre os trabalhos realizados pela Associação Rosa Mulher

Dengue, Zika e Chikungunya

Em parceria com a SUVIS – Supervisão de Vigilância em Saúde, a EMTU/SP realiza campanhas informativa sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir a dengue, zika e chikungunya. Os agentes distribuem panfletos educativos, apresentam todas as fases de vida do mosquito transmissor e orientam o passageiro sobre os principais sintomas e formas de eliminar os criadouros.

A luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya na EMTU/SP foi reforçada com 15 soldados do Exército que realizaram, uma campanha de conscientização no Terminal Metropolitano Jabaquara e no CAPES – Centro de Atendimento ao Passageiro Especial Jabaquara, em março de 2016. Representantes da 8º Região Militar vistoriaram as áreas verificando se há focos e criadouros do mosquito transmissor. 

Na mesma data, a concessionária Metra levou ao terminal esquetes teatrais para conscientizar os passageiros com bom humor e interação sobre os cuidados necessários ao combate do inseto. Em uma das representações, um mosquito inconformado reclamava por não ter onde se reproduzir agora que a população está consciente e aprendeu a eliminar os criadouros. Uma gestante, informada e precavida, reforçou os cuidados que devem ser tomados para evitar as picadas do aedes aegypti.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

A EMTU/SP apoia a campanha de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis. Em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento de São Mateus, são realizados eventualmente no Terminal São Mateus testes rápidos e gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite.

O Terminal São Mateus conta ainda com um display permanente, onde o passageiro pode retirar gratuitamente preservativos. O reabastecimento é feito pelos profissionais do CTA.

Hepatite

A EMTU/SP participou em 2016 da campanha mundial “Hepatite Zero”, para conscientizar os usuários sobre a importância do diagnóstico precoce da hepatite, cuidados necessários na prevenção, além de informar como os portadores já diagnosticados podem recorrer a um tratamento eficaz na cura.

Em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites – ABPH, foram oferecidos testes rápidos e gratuitos de Hepatite C.

Diabetes

No ano de 2016 o Diabetes foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde como tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. Para marcar a data, em parceria com a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) Brasil foram realizados testes de glicemia gratuitos e passada orientação em diabetes para os passageiros do Terminal Metropolitano Jabaquara. Os usuários que apresentavam elevado grau de glicemia eram encaminhados para os postos de saúde.

Food Revolution Day

EMTU/SP e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento promoveram um evento no Terminal Metropolitano Jabaquara com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da mudança de hábitos alimentares, principalmente relacionados à redução do uso do sal nos alimentos. O evento aconteceu na data do “Food Revolution Day”, oportunidade para as pessoas discutirem a debaterem as questões alimentares ao redor do mundo.

Para alertar as pessoas no “Food Revolution Day”, representantes da Secretaria apresentaram na plataforma A do terminal os alimentos industrializados mais consumidos pela população, como salsicha, hamburger, macarrão instantâneo, sopa em pó, entre outros, e como eles podem ser prejudiciais à saúde em relação ao consumo do sal. Ao lado de cada alimento foi separada a quantidade de sal presente em cada um deles.

Quem passar pelo terminal também terá a oportunidade de aprender a separar um espaço na sua casa para o plantio de ervas aromáticas em garrafas pet, como alecrim, cebolinha e coentro. Estas ervas podem ser uma ótima opção para a substituição do sal, garantindo mais sabor, qualidade de nutrientes e frescor dos alimentos a baixo custo, além de incentivar o respeito à natureza. Folders serão distribuídos com o passo a passo para fazer a horta em casa.

Hipertensão

Em 2016, no Dia Mundial da Hipertensão (17/05) a Sociedade Brasileira de Hipertensão em parceria com a EMTU/SP realizou uma campanha com passageiros do Terminal Jabaquara. Técnicos da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo mediram a pressão arterial dos usuários e levaram informações sobre a doença.
O objetivo da ação foi sensibilizar e reforçar a necessidade de conscientização para a medição frequente e controle da pressão arterial, uma vez que entre os fatores de risco da hipertensão estão as doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

INCOR e HC

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso 2016, a EMTU/SP realizou em parceria com o Instituto do Coração – INCOR e o Hospital das Clínicas – HC o evento “Envelhecimento com Saúde” para os usuários do Terminal Metropolitano Jabaquara.
Profissionais da saúde das áreas de nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia, enfermagem e farmácia atenderam gratuitamente os passageiros em seis ilhas montadas no terminal.

Seja nosso parceiro! 
Estamos abertos a novas parcerias! Entre em contato pelo e-mail roses@emtu.sp.gov.br



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.