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Cartão TOP Especial

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Atenção, passageiros, o TOP agora está na EMTU! Todas as funções dos cartões BOM Escolar, Especial, Sênior, Vale Transporte e do cartão Comum serão mantidas. 

O que era BOM agora é TOP!

TOP Especial passa ser emitido no CAPES

Os passageiros que utilizam o cartão BOM Especial e fizerem a revalidação do benefício ou a solicitação de uma segunda via receberão o novo cartão TOP Especial. 

Para solicitar a 1° via do cartão TOP Especial, o interessado deve obter o laudo médico em uma unidade de saúde credenciada em seu município, em seguida, agendar dia e horário para atendimento no CAPEs e comparecer ao local do agendamento com os documentos exigidos para adquirir o cartão. É concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM vigente, garantindo assim a isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Vale lembrar que o passageiro que tem o Cartão Bom Especial válido, somente fará a troca para o TOP especial em sua renovação, ou seja o Bom especial permanecerá válido e aceito até a data de seu vencimento.

Com esse cartão, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. O Cartão TOP Especial permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque.

Os passageiros  com deficiência das demais regiões metropolitanas obterão o benefício ao fazerem a requisição da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) em Unidades de Saúde do SUS credenciadas pelas Secretarias de Saúde de seus municípios.

Emissão 1ª via

Passageiro deverá verificar os documentos necessários no site da EMTU e agendar dia e horário para atendimento no CAPEs -Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, localizado no Jabaquara, através dos telefones: (11) 5021-3838 / 5021-4224 / 5021-4343 de segunda a sexta das 08h às 17h ou pela Ouvidoria 0800 724 0555 de segunda a sexta das 07h às 19h.

Solicitação de 2° via ou revalidação do benefício

O titular deve agendar dia e horário para atendimento no CAPEs.

Passageiros que já têm o cartão BOM Especial precisam levá-lo para retenção no momento da renovação ou emissão da 2ª via. Sem ele, não é possível dar andamento à emissão do TOP Especial.

ICOM - Central de Tradução Simultânea

A EMTU/SP, empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, passa a utilizar na CAPES São Paulo um novo sistema de comunicação que vai ajudar o relacionamento com usuários surdos.

O ICOM, iniciativa da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras - a língua brasileira de sinais - baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. A comunicação se dá como em uma videoconferência. 

CAPEs São Paulo (Atendimento ao Passageiro Especial)
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654 - Jabaquara
Telefones: 5021-3838, 5021-4224 ou 5021-4343.


Outros Cartões:




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