SP

Home EMTU

Imagem pagina

Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara)

Foto do Terminal Jabaquara

O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) é um corredor exclusivo para ônibus e trólebus gerenciado pela EMTU/SP, com extensão total de 33 quilômetros, e que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.


Foto de um ônibus rodando na via do corredor ADB

Esse Corredor possui nove terminais metropolitanos, gerenciados pela EMTU/SP: São Mateus, São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema, Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara.

Os terminais metropolitanos possuem a infraestrutura necessária para facilitar a movimentação de pessoas com deficiência como rampas, corrimãos e escadas rolantes que auxiliam o acesso desses passageiros às áreas interna e externa. Além disso, estão equipados com telefones públicos rebaixados, telefones especiais para surdos e banheiros adaptados.


As 12 linhas do sistema são operadas pela concessionária Next Mobilidade, desde 1997, resultado da primeira  fase de concessão do país no setor de transporte público. Assim, as atribuições do Estado por meio da EMTU/SP voltaram-se diretamente para o gerenciamento do sistema, enquanto que a operação, a manutenção e a conservação dos ônibus e do sistema viário ficaram a cargo da iniciativa privada pelo período de 20 anos.

O sistema integra-se, em diversos pontos, com outros modais de transporte público como ônibus municipais e intermunicipais, trens metropolitanos e metrô, desempenhando um importante papel na estruturação do transporte coletivo na metrópole.

No Corredor ABD, o usuário desempregado tem direito à isenção tarifária. O trabalhador demitido, há no mínimo dois meses e no máximo seis meses, com registro em carteira  por pelo menos seis meses contínuos  tem direito à isenção. Outro pré-requisito para a concessão do benefício é  que a pessoa resida ou  tenha trabalhado na região do Corredor ABD ( São Mateus-Jabaquara). A isenção tem validade de 28 dias corridos. Para mais informações contatar o Fale Conosco.

Corredor ABD no Google Maps

Desde dezembro de 2008, os usuários metropolitanos que acessam o Google Maps podem traçar sua rota ponto a ponto com a opção de como chegar ao destino desejado utilizando as linhas de ônibus do Corredor Metropolitano ABD.

Este é o resultado da parceria da EMTU/SP com o Google. Com a ferramenta ficou mais fácil planejar o deslocamento dos usuários do transporte público, integrando os sistemas de ônibus, metrô e trem.

Saiba mais:




Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.