SP

Home EMTU

Imagem pagina

16/01/2023 - EMTU realiza ação para conscientizar sobre hanseníase no Terminal Jabaquara



Em evento da campanha Janeiro Roxo, enfermeiros vão interagir com passageiros para orientar sobre esta doença crônica que está preocupando o sistema de saúde no Brasil



Nesta terça-feira (17), a EMTU levará aos passageiros do Terminal Jabaquara uma ação de conscientização sobre a hanseníase, em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo. O evento faz parte da Campanha Janeiro Roxo, de Prevenção à Hanseníase.


A atividade terá a participação de enfermeiros que vão distribuir folhetos explicativos e interagir com os passageiros, abordando aspectos da doença e realizando exames. 


A hanseníase (lepra) é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e  pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidade permanente.


O quadro de hanseníase no Brasil é considerado preocupante pelos médicos. Em 2019, segundo o Ministério da Saúde, o país teve registrados 27.864 casos, o equivalente a 93% dos casos ocorridos no continente americano. Em 2020 foram 17.979 casos e, em 2021, o Brasil registrou 15.155 casos de hanseníase.


Evento: Janeiro Roxo / Conscientização sobre a hanseníase

 

Data: 17/01/2023

 

Horário: 10h às 14h

 

Local: Terminal Jabaquara

 

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP



Atualizado em: 16/01/2023 16:03:08



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.