Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara)

O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) é um corredor exclusivo para ônibus e trólebus gerenciado pela EMTU/SP, com extensão total de 33 quilômetros, e que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

A frota de veículos do Corredor é de 233 ônibus, que transportam cerca de seis milhões de usuários por mês. Da frota total, 78 veículos são trolébus e 34 veículos contam com sistema de acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 


Esse Corredor possui nove terminais metropolitanos, gerenciados pela EMTU/SP: São Mateus, São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema, Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara.

Os terminais metropolitanos possuem a infraestrutura necessária para facilitar a movimentação de pessoas com  deficiência como rampas, corrimãos e escadas rolantes que auxiliam o acesso desses passageiros às áreas interna e externa. Além disso, estão equipados com telefones públicos rebaixados, telefones especiais para surdos-mudos e banheiros adaptados.


As 13 linhas do sistema são operadas pela concessionária Metra, desde 1997, resultado da primeira  fase de concessão do país no setor de transporte público. Assim, as atribuições do Estado por meio da EMTU/SP voltaram-se diretamente para o gerenciamento do sistema, enquanto que a operação, a manutenção e a conservação dos ônibus e do sistema viário ficaram a cargo da iniciativa privada pelo período de 20 anos.

O sistema integra-se, em diversos pontos, com outros modais de transporte público como ônibus municipais e intermunicipais, trens metropolitanos e metrô desempenhando, assim, um importante papel na estruturação do transporte coletivo na metrópole.

Um benefício oferecido no Corredor ABD é a isenção tarifária para desempregados nos sistemas de transporte coletivo sob responsabilidade da EMTU/SP. O trabalhador demitido, há no mínimo dois meses e no máximo seis meses, com registro em carteira  por pelo menos seis meses contínuos  tem direito à isenção. Outro pré-requisito para a concessão do benefício é  que a pessoa resida ou  tenha trabalhado na região do Corredor ABD ( São Mateus-Jabaquara). A isenção tem validade de 28 dias corridos. Para maiores informações contatar o Fale Conosco.

Corredor ABD no Google Maps

Desde dezembro de 2008, os usuários metropolitanos que acessam o Google Maps podem traçar sua rota ponto a ponto com a opção de como chegar ao destino desejado utilizando as linhas de ônibus do Corredor Metropolitano ABD.

Este é o resultado da parceria da EMTU/SP com o Google. Com a ferramenta Google Transit ficou mais fácil planejar o deslocamento dos usuários do transporte público, integrando os sistemas de ônibus, metrô e trem.

Saiba mais: