Eletrificação do trecho Piraporinha-Jabaquara

A EMTU/SP concluiu a obra de eletrificação do trecho entre o Terminal Piraporinha e Terminal Jabaquara do Corredor ABD (São Mateus- Jabaquara) em outubro de 2011. Foram instaladas 14 Estações Retificadoras (13 estações de 750 Kw e 1 estação de 1125 Kw) em outubro de 2011, tendo sido realizado todo o comissionamento do sistema elétrico e operação assistida com a circulação dos trólebus em caráter experimental. A circulação comercial do trólebus tem previsão para iniciar em 2012.


Benefícios de todo empreendimento

Após a conclusão das obras, com a substituição gradativa da frota movida a óleo diesel por trólebus, haverá redução substancial da emissão de poluentes (no caso material particulado e óxido de nitrogênio, prejudiciais a saúde humana), até a eliminação completa da emissão, proporcionando aos usuários do sistema maior conforto e baixo índice de ruído.
A implantação do CCE - Centro de Controle de Energia - e da rede de fibra ótica também possibilitará maior segurança ao usuário, pois as paradas de ônibus poderão ser monitoradas, com a implantação do sistema de captação de imagem do viário e pontos de parada, comunicação de voz com o usuário e painel de mensagens variáveis nas paradas de ônibus.


Informações técnicas da Obra

11 km de rede aérea nova dupla (Piraporinha - Jabaquara)

13 Estações Retificadoras de 750 KW

1 Estações Retificadoras de 1125 KW